Anima Mundi 2016 vai exibir mais de 400 filmes

Anima Mundi 2016 vai exibir mais de 400 filmes

Redação
17 out 16

Imagem destaque

Divulgação

The red turtle: premiado em Cannes

De 25 a 30 de outubro, no Rio de Janeiro, e de 2 a 6 de novembro, em São Paulo, a 24ª edição do Anima Mundi vai exibir mais de 400 curtas e seis longas-metragens, vindos de mais de 45 países, além de uma série de palestras, encontros com profissionais brasileiros e internacionais e oficinas. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos cinemas e também pela internet. Algumas sessões são gratuitas.

Entre os destaques da programação está o franco-japonês The red turtle, vencedor do Prêmio Especial do Júri na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes. O filme é uma produção do holandês Michael Dudok de Wit – Oscar em 2001 pelo curta Father and daughter – em parceria com o Studio Ghibli. Também serão exibidos os longas Psiconautas, as crianças esquecidas (Espanha), Bad cat (Alemanha), Murderous tales (República Checa), Crônica de battledream (Martinica) e Sabogal (Colômbia).

Durante o festival, o público também terá a oportunidade de conversar com alguns de seus ídolos nas sessões Papo Animado. O homenageado deste ano será Cesar Cabral, autor do premiado Dossiê Rê Bordosa (2008) e especialista em stop-motion. No Anima Mundi, ele vai falar sobre sua carreira e a construção de bonecos para filmes de animação. Também participam do Papo Animado o francês Marc Jousset, produtor de O menino da floresta (2012) e diretor de arte de Persépolis (2007), e o alemão Jacob Frey, vencedor do festival em 2015 na categoria filme infantil com o curta O presente.

Já as tradicionais oficinas gratuitas, este ano, irão acontecer apenas em São Paulo, na Cinemateca. Serão dois minicursos de stop-motion, ambos para crianças e adultos: um com bonecos de massinha e outro de pixelation, no qual o próprio espectador pode ser personagem da história animada.

Anima Forum

O festival ainda conta com uma área de negócios voltada para o público iniciado, o Anima Forum, que chega à sua 11ª edição. Dentro da programação, uma das atrações mais aguardadas é a participação do americano Cassidy Curtis, diretor de animação do Google, que vem falar sobre o projeto Google Spotlight Stories, que consiste em criar uma realidade virtual num filme interativo de animação em 360°. Ele vai apresentar Pearl, curta feito com a nova tecnologia e que poderá ser visto nos mais variados aparelhos, de telefones celulares a capacetes de realidade virtual. Pearl teve a direção de Patrick Osborne, vencedor do Oscar em 2015 por O banquete.

O Anima Forum também vai debater temas como o licenciamento de produtos e personagens de animação, voice talent, novos formatos de exibição, a relação entre produtores de conteúdo com seus públicos e os novos caminhos para projetos publicitários. Leo Matsuda, animador brasileiro que trabalha no estúdio de animação da Disney desde 2008, irá apresentar seu primeiro curta, Trabalho interno.

Em paralelo ao Anima Forum acontece o Anima Business, cujo objetivo é aprimorar projetos iniciantes de animação através de coaching com os profissionais mais experientes do mercado. Entre eles, estão Daniela Vieira, diretora de conteúdo do Cartoon Network; Paula Taborda, gerente de programação do Gloob; e Luciana Eguti, sócia da Birdo, estúdio que criou os mascotes das Olimpíadas Rio 2016.

Confira a programação e os circuitos completos do Anima Mundi no site do festival.