Americanos com mais de 50 anos impulsionam uso do streaming

Americanos com mais de 50 anos impulsionam uso do streaming

Redação
14 jul 22

Americanos com mais de 50 anos estão impulsionando o crescimento do streaming, segundo dados da Nielsen obtidos pelo Wall Street Journal nesta quinta-feira, 13.

Esse grupo demográfico foi responsável por 39% do tempo gasto com streaming em maio, contra 35% no mesmo período do ano passado. O uso de plataformas como Netflix, Hulu, Disney+ e YouTube subiu no geral (21%, segundo a Nielsen), mas o crescimento foi mais notável entre os mais velhos.

De acordo com a empresa, pela primeira vez pessoas entre 50 e 64 anos conquistaram uma parcela maior do tempo de uso de streaming do que aquelas entre 35 e 49 anos.

Para Brian Fuhrer, um executivo da Nielsen, a resistência do público mais maduro ao streaming vem sendo quebrada conforme as plataformas produzem mais conteúdo direcionado a essa faixa etária  ele chega a citar como exemplos séries como The Lincoln lawyer, Heartland e Outlander. Num momento em que o mercado digital está cada vez mais acirrado, inclusive com a Netflix perdendo assinaturas, conquistar esses espectadores tornou-se uma missão importante para as plataformas.

Hábitos da pandemia

Mas esse não é o único motivo. O fim das restrições sanitárias incentivou os jovens a voltarem em peso aos cinemas e a procurarem outras formas de entretenimento. Por outro lado, os mais velhos, ao longo da pandemia, acostumaram-se com o streaming. Muitos, inclusive, abriram mão da TV paga.

Além disso, diversos eventos esportivos populares entre os americanos mais velhos, como basebol, hoje são transmitidos exclusivamente em plataformas de streaming nos EUA.

"Eu aprendi a gostar da flexibilidade de poder ver o que eu quiser e em qualquer dispositivo", exemplificou, ao WSJ, Tim Avery, um americano de 51 anos que migrou da TV paga para o Hulu e a Netflix.