Amazon amplia seu poder nos festivais

Amazon amplia seu poder nos festivais

Redação
19 jan 17

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Divulgação

Manchester à beira-mar: compra por US$ 10 milhões

Já faz algum tempo que a Amazon vem frequentando os mercados de cinema pelo mundo para adquirir direitos de lançamento de filmes nas salas de exibição. Agora, a gigante do comércio online – e, cada vez mais, produtora e distribuidora de conteúdo – quer abocanhar em primeira mão títulos quentes dos festivais para seu serviço de streaming. Para isso, lançou um programa de aquisições especial que será testado na edição deste ano do Sundance.

O Film Festival Stars permitirá às produções que estiverem nas seções oficiais do Sundance, que começa hoje, dia 19, uma oportunidade de ingressar no Prime Video, serviço de video on demand de séries e filmes da Amazon lançado no ano passado, em condições especiais.

A proposta inclui valores de licenciamento exclusivos, de US$ 100 mil em direitos para filmes dramáticos e US$ 75 mil para documentários. Títulos de outras mostras, como World Dramatic e Kids, levam US$ 25 mil. Os direitos valem por dois anos, sendo que nos primeiros 12 meses devem ser exibidos exclusivamente no serviço de VoD da Amazon.

O acordo também prevê que os filmes recebam valores diferentes de royalties. Enquanto nas aquisições regulares, a companhia paga aos detentores do conteúdo 15 centavos de dólar por hora assistida nos Estados Unidos e 6 centavos em outros territórios, dentro do Film Festival Stars as cifras serão dobradas.

A tendência é que o programa não tenha apelo para os mais visados títulos do festival, que são disputados por distribuidores e serviços digitais como Netflix e a própria Amazon para acordos individuais. Mas a esperança da empresa é de que os valores atraiam criadores que queiram um adiantamento para distribuir seus filmes por conta própria ou incrementar a verba de marketing do lançamento.

A presença da Amazon nos festivais tem sido cada vez mais agressiva, com crescimento do poder de compra. No ano passado, a empresa adquiriu os diretos do drama Manchester à beira-mar, um dos favoritos da temporada de prêmios de 2017, por US$ 10 milhões. A transação foi no Sundance.