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Database Brasil 2012  


Último trimestre alivia queda dos nacionais


Embora ainda em um cenário de queda, o cinema nacional deu mostras de recuperação em 2012, graças principalmente a sucessos do último trimestre como Até que a sorte nos separe (Paris/Downtown/RioFilme), Os penetras (Warner) e De pernas pro ar 2 (Paris/Downtown/RioFilme). Ao todo, os filmes nacionais lançados em 2012 venderam 15,1 milhões de ingressos (baixa de 13% em relação a 2011) e arrecadaram R$ 153,9 milhões nas bilheterias (-6,6%). A participação de mercado dos lançamentos nacionais, que até novembro estava em 9%, fechou o ano em 10,2%.

Mantendo a tendência dos últimos dois anos, a participação dos filmes nacionais perdeu espaço em relação à evolução de mercado como um todo. O market share se mantém em queda, com índice menor que 2010 (19%) e 2011 (12,6%).

As comédias continuaram a dominar as bilheterias nacionais, com seis títulos no top 10. O gênero respondeu pelos três primeiros lugares de público do período – Até que a sorte nos separe (3,4 milhões de espectadores), E aí... comeu? (2,6 milhões) e Os penetras (2,1 milhões), que surpreendeu positivamente o mercado. Filões já consagrados no mercado brasileiro voltaram a obter bons resultados, como a biografia musical, com Gonzaga, de pai pra filho (Downtown/Paris/Riofilme, com 1,4 milhão de ingressos), e o filme religioso, com E a vida continua (Paris, com 378,6 mil).

Por outro lado, produções lançadas com grande expectativa pelo mercado acabaram tendo resultado aquém das projeções, com a comédia Billi Pig (Imagem, 262,2 mil espectadores), o filme de ação 2Coelhos (Imagem, 343,1 mil) e o drama Xingu (Downtown/Sony/Riofilme, 395,8 mil).

O número de produções brasileiras lançadas nos cinemas caiu cerca de 16%. Foram 82 títulos, contra os 98 de 2011, um patamar similar ao período 2007-2009. Os filmes brasileiros corresponderam a 25% do total de lançamentos, abaixo dos 29% de 2011.






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