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Database Brasil 2008  

Produção


O ano de 2008 foi de queda de público e renda para o cinema brasileiro. Com apenas um título batendo a marca de um milhão de espectadores - Meu nome não é Johnny -, o cinema nacional obteve seus piores números desde 2002, com 8,8 milhões de ingressos vendidos (queda de 14,5% em relação a 2007) e R$ 69,4 milhões de renda (-12,3%). No market share essa variação também se refletiu: a participação brasileira no mercado de cinema passou de 11,5% em 2007 para 9,8% em 2008.

Desde 2002 o cinema nacional vinha emplacando pelo menos dois grandes sucessos anuais (em 2007 foram Tropa de Elite e A grande família – O filme, ambos com mais de dois milhões de espectadores). Em 2008, no entanto, apenas Meu nome não é Johnny conseguiu atingir esta marca. O segundo filme brasileiro de maior público foi a co-produção entre Brasil, Canadá e Japão Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meireles, com 888.532 espectadores.

Nas faixas de público entre 100 mil e um milhão de espectadores, houve um leve crescimento. Quatro filmes obtiveram entre 500 mil e 1 milhão de espectadores, contra apenas dois em 2007 – foram eles: Era uma vez, A casa da mãe Joana, Última Parada – 174 e o próprio Ensaio sobre a cegueira. A faixa que vai dos 100 mil aos 500 mil espectadores contou com dez títulos (em 2007, foram nove).

Já os títulos que ficaram entre 10 mil e 100 mil espectadores apresentaram uma sensível diminuição. Em 2007, 26 filmes chegaram a essa faixa, enquanto em 2008 foram apenas 19. Como vem se repetindo nos últimos anos, a menor faixa de público foi aquela com a maior quantidade de títulos. Dos 82 lançamentos nacionais de 2008, 37 obtiveram menos 10 mil espectadores, o que corresponde a cerca 45% da produção nacional lançada no ano.

Além de Meu nome não é Johnny, distribuído em parceria pela Sony e a Downtown Filmes, o outro grande destaque de público do ano foi a ficção inspirada em um personagem real Bezerra de Menezes – O diário de um espírito, da Fox. Lançado inicialmente em 44 salas, o filme obteve cerca 51 mil espectadores apenas no primeiro fim de semana, o que levou a distribuidora a ampliar o lançamento, primeiro para 52 e depois 64 salas. O filme fez cerca de 442 mil espectadores ao longo de todo o segundo semestre de 2008 e até o início de janeiro de 2009 ainda permanecia em cartaz em algumas cidades.

A maior abertura nacional do ano ficou também com o maior sucesso de público, Meu nome não é Johnny, lançado na primeira semana de janeiro com 102 cópias, obtendo 151.200 espectadores no primeiro fim de semana.





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