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Database Brasil 2012  


Mercado cresce em renda pelo sétimo ano consecutivo


Em 2012, o mercado de cinema no Brasil manteve seu ritmo de crescimento: a arrecadação total das bilheterias fechou o ano em R$ 1,6 bilhão (alta de 15,6% em relação a 2011) e o número de ingressos vendidos chegou a 148,8 milhões (+5%). O circuito exibidor também manteve sua expansão. O número de salas de cinema do país vem crescendo constantemente, com índices variados, desde 2001. No ano passado, foram inaugurados 51 novos cinemas com 191 salas. O total de salas ultrapassou 2,5 mil.

Na verdade, 2012 marcou o sétimo ano consecutivo de crescimento do mercado em renda, e o quarto ano em público. A arrecadação das bilheterias do país nos últimos cinco anos mais do que dobrou, passando de R$ 727,1 milhões, em 2008, para R$ 1,6 bilhão, no ano passado (+125%). Nesse mesmo período, o circuito de exibição passou de 2.065 salas para 2.529 – uma diferença de 22,5%.

Em números absolutos, em 2012 foram vendidos mais 7,1 milhões de ingressos em relação a 2011, dos quais 3,3 milhões vieram das salas inauguradas. Ou seja, parte do crescimento do público pode ser creditado ao aumento da oferta de salas, mas houve também um crescimento das salas já existentes, de 3,8 milhões.

O preço médio do ingresso, que vem subindo regularmente desde 2001, apresentou o maior aumento dos últimos dez anos (+10%) e chegou a R$ 11, o que se explica, em parte, pela expansão do circuito digital 3D, que em dezembro de 2012 atingiu a marca de 655 salas (26% do total).

Até setembro do ano passado, os filmes nacionais vinham apresentando resultados muito inferiores aos de 2011, mas conseguiram alguma recuperação em outubro e novembro graças, principalmente, ao desempenho das comédias Até que a sorte nos separe (Paris/Downtown/RioFilme), que vendeu mais de 3,5 milhões de ingressos, e Os penetras (Warner), que passou de dois milhões.

Ao todo, os filmes nacionais lançados em 2012 venderam 15,3 milhões de ingressos (uma queda de 13% em relação a 2011) e arrecadaram R$ 155,8 milhões nas bilheterias (-6,6%). A participação de mercado dos lançamentos nacionais, que até novembro estava em 9%, conseguiu fechar o ano em 10,3%.

Os filmes estrangeiros tiveram crescimento de 18,5% em renda e 7,6% em público. Houve também um crescimento significativo da participação de mercado das dez maiores bilheterias do ano, que chegou próximo de 40%, tanto em público quanto em renda (contra 33% em 2011).






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