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Database Brasil 2010  

Introdução


O mercado de cinema no Brasil ultrapassou pela primeira vez em 2010 a marca de R$ 1 bilhão em bilheterias – um recorde histórico. Os resultados finais de público (134,8 milhões de ingressos vendidos) e renda (R$ 1,26 bilhão) representam alta de cerca de 20% e 30% em relação a 2009, mas, sobretudo, firmam novos recordes para o mercado de cinema no Brasil.

Três elementos chamam atenção na observação detalhada dos números do ano: o aumento de público e renda dos filmes em 3D; a contribuição robusta da produção nacional para o crescimento total; e o aumento da participação de mercado dos dez filmes mais vistos, que passou de 39% em 2009 para 42% em 2010.

O crescimento do 3D ainda é um reflexo do fenômeno Avatar: o sucesso da aventura de James Cameron quebrou a resistência dos exibidores em relação aos altos investimentos e provocou uma verdadeira corrida por projetores digitais. Como conseqüência, público e renda dos filmes no formato cresceram mais de 200% em relação a 2009. O market share dos títulos exibidos com a nova tecnologia chegou a 19,4% (em renda), com R$ 244,7 milhões de arrecadação e 17,7 milhões de ingressos vendidos.

Com três filmes no top 10 (Tropa de elite 2, Nosso lar e Chico Xavier), o cinema nacional apresentou crescimento robusto e alcançou uma participação de mercado de 19% - o segundo melhor índice dos últimos anos, perdendo apenas para 2003 (22%).

No total, nove filmes do top 10 alcançaram público superior a quatro milhões de espectadores – e essa foi a única vez na última década com tantos títulos acima dessa faixa de ingressos vendidos em um mesmo ano. O maior número, até então, havia sido cinco títulos por ano, nos rankings de 2004 e de 2009.

O preço médio do ingresso seguiu sua tendência de alta e fechou em R$ 9,18, registrando um crescimento de 7% em relação a 2009. Nos últimos cinco anos, o aumento foi de mais de 35%. O sucesso dos filmes em 3D, para o qual os exibidores cobram um valor "premium", está entre os fatores que explicam essa alta, além, é claro, da inflação. O p.m.i. das salas 3D foi de R$ 13,80.

Outro fator que chama atenção é o crescimento da participação de mercado das dez maiores bilheterias do ano, que passou de 40% em 2010. A lista encabeçada pelo nacional Tropa de elite 2 traz quatro filmes em 3D (Avatar, Shrek para sempre, Alice no país das maravilhas e Toy Story 3) e novos filmes de franquias bem consolidadas (A saga Crepúsculo: Eclipse, Alvin e os esquilos 2 e Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 1). Com exceção de Harry Potter, todas as continuações superaram seus antecessores. O público somado dos filmes do top 10 chegou a 56,5 milhões de espectadores.





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