Busca

Menu
Imprimir
Voltar

Database Brasil 2003  

Mercado volta aos 100 milhões de espectadores


O cinema no Brasil e o cinema brasileiro em particular viveram um ano histórico em 2003. O público total voltou à casa dos 100 milhões de espectadores e público dos filmes brasileiros chegou a 22 milhões, o que representa 21,4% de market share, marcas que não eram atingidas desde 1989.

Ao todo, 102,9 milhões de ingressos foram vendidos em 2003, gerando uma renda de quase R$ 650 milhões. Em relação a 2002, o crescimento geral foi de 13% em público e 22% em renda. O market share do filme nacional é recorde absoluto do período da “retomada” e o maior desde 1988. O público do filme estrangeiro sofreu pequena queda (de 4%), muito em função de uma oferta de blockbusters hollywoodianos não tão forte quanto a de 2002, enquanto o público das produções nacionais cresceu nada menos que 205% em relação ao ano anterior. Os grandes responsáveis pela expansão do mercado, portanto, foram os filmes brasileiros, capazes de atrair um público que se encontrava afastado dos cinemas.

Como em 2002, que assistiu ao grande sucesso de Cidade de Deus (mais de 3,2 milhões de espectadores), o tema da violência urbana foi central para o fenômeno do cinema nacional de 2003, Carandiru, de Hector Babenco, retrato contundente do maior presídio da América Latina (hoje desativado). Representante do país na competição do Festival de Cannes, o filme foi lançado pela Columbia e foi visto por mais de 4,6 milhões de pessoas, gerando uma renda de quase R$ 30 milhões. A segunda posição do ranking ficou com a comédia Lisbela e o prisioneiro, de Guel Arraes, com mais de 3,1 milhões de espectadores. Três filmes (Os normais, Xuxa e os duendes 2 e Maria – Mãe do filho de Deus) ultrapassaram a marca de dois milhões de ingressos vendidos, e outros dois (Didi – O cupido trapalhão e Deus é brasileiro) fizeram mais de um milhão e meio.

Esse crescimento do filme brasileiro é o resultado de um processo amplo, ligado à retomada do crescimento do setor da exibição, à regularização da oferta da produção e, principalmente, aos investimentos feitos na área da comercialização. Muitos lançamentos de filmes brasileiros contaram com a infra-estrutura das grandes distribuidoras e, ainda, com a parceria da Globo Filmes. Todos os dez filmes mais vistos do ano de 2003 foram co-produzidos pela Globo Filmes, o que representou um investimento elevado e inédito em mídia de televisão.




Topo da página © Copyright Filme B. Todos os direitos reservados.